Bom Caminho - em busca das veredas antigas

Carolyn Mahaney - foto

Melhores Oportunidades da Fase - Para Mulheres Mães de Adolescentes - Parte 3

Carolyn Mahaney

maedeadolescente3_big.jpg (11K) - mae e filha conversando e tomando cha

Continuando nossa série sobre melhores desafios para mães de adolescentes, nos voltamos para Tt.2:4 para uma pepita inestimável de sabedoria para a maternidade. O texto nos diz para "amarmos [nossos] filhos" com ternura. Isto pode não parecer ser uma dica de educação de filhos nova e moderna, mas J.C. Ryle insistiu que este princípio bíblico é "um segredo grandioso para um treinamento de sucesso."

Este amor terno que ele descreveu como "uma disposição para envolver-se em dificuldades infantis, uma prontidão para tomar parte em alegrias infantis--estas são as cordas pelas quais uma criança pode ser mais facilmente conduzida - estas são as pistas que você tem que seguir se quiser achar o caminho para o coração delas."

Semelhantemente, Paul Tripp nos encoraja como pais a "lembrar de como era viver no mundo assustador dos anos adolescentes."

Um teste simples da efetividade do amor com ternura requer apenas um momento de auto-reflexão. Não é verdade que todos nós respondemos melhor a uma pessoa que se interessa por nós e expressa afeto, do que a alguém que tenta forçar ou nos manipular a obedecer a seus desejos?

Nossos adolescentes não são diferentes. Disciplina, correção e treinamento são ineficazes e até mesmo prejudiciais quando acontecem sem o terno amor. Mas estas mesmas ferramentas são mais prontamente bem-vindas se elas vierem com uma mão amável e suave. A máxima bíblica para tratar os outros como você gostaria de ser tratado certamente se aplica aqui.

E não foi um terno amor que o Salvador demonstrou por nós quando Ele nos concedeu a salvação? Ele nos conduz com "laços de bondade" (Os.11:4), e "Ele não lida conosco de acordo com nossos pecados" (Sl.103:10).

Assim, a razão mais importante para mostrar terno amor é porque demonstra o amor de Cristo a nossos adolescentes.

Dicas para amar adolescentes

Como nós mães podemos cultivar e expressar terno amor por nossos adolescentes? Aqui estão algumas idéias:

1.Ore

As orações de uma mãe piedosa têm "eficácia", (Tg.5:16) então quem melhor para orar por nossos filhos do que nós? Ninguém os conhece como nós. Ninguém está mais familiarizado com as tentações e pressões que eles enfrentam diariamente. Ninguém pode orar por eles com mais visão ou maior compaixão. Nós deveríamos estar comprometidas a amar nossos adolescentes orando fielmente por eles. E mais, nós deveríamos informá-los de nossas orações. Como Charles Spurgeon disse uma vez, "Nenhum homem pode me fazer uma gentileza mais verdadeira neste mundo do que orar por mim."

2.Mostre interesse

Faça questão de descobrir os passatempos e lazeres preferidos de seus adolescentes. Fale com ele ou ela sobre essas coisas e aprenda a compartilhar do seu entusiasmo. Você pode até mesmo ir um passo além e participar das atividades favoritas deles. Por exemplo, minha filha Kristin desenvolveu um amor pela arte de cozinhar quando adolescente. Assim eu arranjei para que nós tivéssemos algumas aulas de culinária oferecidas pelo município. Isto produziu uma experiência significante para nós duas compartilharmos e era um modo palpável de expressar meu amor terno por Kristin. Mostrar interesse não necessariamente requer despesa financeira, mas pede um coração com amor e entusiasmo pelas coisas que seu adolescente gosta.

3.Escute atentamente

Escutar com atenção envolve um desejo de ouvir tudo que diz respeito aos pensamentos, sentimentos e experiências dos nossos adolescentes. É mais do que simplesmente manter nossas bocas fechadas. Escutar significa olhar olho no olho, não olhar em volta com um olhar vago. Nós não interrompemos, bocejamos ou formulamos uma resposta prematuramente. Escutar atentamente encorajará nossos adolescentes a abrir seus corações para nós e compartilhar seus pensamentos mais íntimos. Portanto, tenhamos certeza que nossos adolescentes sabem que nós queremos ouvir tudo!

4.Expresse Afeição

Nós deveríamos esbanjar afeto por nossos adolescentes do momento que eles se levantam até a hora em que eles vão para cama à noite. Nós podemos fazer isto verbalmente simplesmente dizendo, "eu te amo", ao longo do dia. Nós podemos expressar afeto físico através de abraços e beijos. No meio da correção nós deveríamos reafirmar nosso amor, lembrando que nós os disciplinamos porque nós os amamos. Nós nunca queremos que nossos adolescentes tenham um momento de dúvida do nosso amor.

5.Encoraje, encoraje, encoraje

Provérbios nos dão prova abundante de que palavras encorajadoras refrescam as almas de nossos adolescentes: "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo." (16:24); "a boa palavra o alegra" (12:25) e "A língua serena é árvore de vida." (15:4). Perguntemos a nós mesmos: As palavras que nossos filhos têm ouvido de nós são principalmente de condenação e correção ou positivas e encorajadoras? Nossas palavras lhes dão vida e os fazem contentes? Ao mesmo tempo em que a correção é necessária às vezes, nossos filhos deveriam ser alvos constantes do nosso encorajamento.

E este encorajamento pode vir de muitas formas e por muitas razões. Nós podemos escrever um bilhete, enviar um texto ou e-mail, encorajá-los em frente de outra pessoa ou simplesmente falar-lhes do nosso amor. Nós podemos mostrar suas características de personalidade e talentos especiais que nós apreciamos. Nós podemos chamar atenção da maneira como eles cresceram no amor por Deus ou amor por outros; nós podemos lembrá-los da ajuda de Deus no meio de situações difíceis. Estes são todos exemplos do que meu marido chama de "Evidências da Graça de Deus" - maneiras como Deus está trabalhando na vida dos nossos adolescentes. Nós não devemos deixar passar um dia sem comunicar estes pensamentos encorajadores a eles.

6.Faça recordações

Uma das minhas maneiras favoritas de expressar amor terno por meus filhos era planejar saídas especiais e encontrar modos de produzir recordações. Hoje nós temos uma coleção inteira de recordações que nós revisamos freqüentemente com afeto e risadas. Tanto as atividades planejadas como os momentos espontâneos, todos podem ser recordações potenciais se nós aplicarmos um pouco de criatividade. E não se esqueça de acrescentar uma ou duas surpresas. Todo o mundo ama surpresas - até os adolescentes!

Estas idéias são uma amostra dos infinitos modos como nós podemos expressar nosso amor terno por nossos adolescentes. Amor terno espalha sementes do evangelho liberalmente nas vidas de nossos adolescentes. Nós podemos confiar em Deus para fazer estas sementes criarem raízes e crescerem em um amor maduro por Ele.

Fonte: Extraído do site GirlTalk. parte6 parte7 parte8

Tradução: Priscila Bernardi Heyse e Ester Bernardi Marafigo


Fale conosco: bcmulher@bomcaminho.com.

; 2009 Bom Caminho